Morphy desenvolve primeiro social commerce de tecidos do Brasil

22 de maio de 2014 Categorias (1) Tags (1)

Case Morphy

Quando se pensa em estampar um tecido com uma criação própria e com alta definição, vem logo na cabeça duas possibilidades: produzir algo em grande quantidade para usar um serviço mais profissional ou partir para uma solução mais limitada com uso de silktransfers ou similares. É para atender esta lacuna de mercado que surgiu o Be Diff (www.bediff.com.br), primeiro social commerce voltado para a produção personalizada de tecidos estampados em pequena quantidade, projetado pela associada a ABRADi-SC, Morphy.

No Be Diff é possível imprimir desde uma amostra de 30 centímetros para experimentar a estampa até fazer pedidos de impressões a partir de 1 metro de comprimento, em diversos tipos de tecidos. Além de dar total liberdade de decisão aos criadores e consumidores, o site ainda entrega em domicílio o tecido estampado em até sete dias.

“O que torna o Be Diff um comércio eletrônico social é o fato de que estas estampas são gerenciadas pelos próprios usuários do site, que podem ser designers renomados ou qualquer pessoa que queira deixar sua criação disponível para que outro usuário possa imprimi-la em tecidos”, comenta o diretor da Morphy, Marlon Souza.

A ideia deste e-commerce surgiu no dia-a-dia do empreendedor Josué Favalle. Josué transformou seu problema de metragens em impressões digitais em uma solução para o mercado. Assim, resolveu montar sua própria estamparia digital, dando a outros uma maneira alterativa e viável de imprimir em escalas menores. “Eu já tinha a ideia do Be Diff há algum tempo e precisava de uma empresa que colocasse isto em prática, o que só foi possível com a participação da Morphy”, declara Josué sobre seu parceiro de tecnologia neste projeto.

A Morphy, grupo digital focado em desenvolvimento web e mobile, fez todo o desenvolvimento do projeto Be Diff. Marlon diz que o desafio foi alinhar os conceitos do comércio eletrônico e de rede social ao modelo de negócio do Be Diff. “O site possui um fluxo de venda diferente do tradicional. Aqui as pessoas podem subir suas estampas, escolher tecido, definir metragem de impressão e pagar, mas também podem comprar estampas já disponíveis ou simplesmente fazer o upload de uma estampa para vendê-la. Nosso sistema precisa cuidar disso tudo e ainda gerenciar todo o fluxo de produção na impressão do tecido. Foi um grande desafio.”, declara Marlon.

E é justamente o que o diferencia das demais lojas virtuais que faz o Be Diff tão especial. Uma ferramenta interativa que permite, por exemplo, que ao selecionar uma estampa o usuário experimente opções de impressão em tipos de tecidos diferentes, testando qual se adapta melhor a sua necessidade. A cada escolha o simulador apresenta o rapport já aplicado no tamanho final da impressão, para que o comprador saiba como aquela estampa será impressa em cada metro de tecido.

O acesso ao site é aberto não só para quem quer comprar as estampas ou imprimir suas próprias criações, mas todas as pessoas podem se cadastrar para publicar suas estampas no Be Diff. É o usuário quem decide quais estampas irá liberar para serem usadas por outras pessoas e quais ficarão disponíveis para seu próprio uso ou de seus clientes, dentro do Be Diff. O site garante a autoria das imagens e ainda funciona como um portfolio online para designers e criadores de estampas.

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